Skip to main content

Desmistificando a atividade física

Nos dias de hoje todos compreendem a importância da ativadade física para a saúde , tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. Mas será que todos sabem o que fazer? Qual o exercício ideal para esta finalidade?

Até alguns anos atrás pouco se sabia sobre as adaptações fisiológicas adquiridas através do que chamamos de musculação, ou exercícios resistidos e os profissionais da saúde evitavam ao máximo sua prescrição a ponto de criar o "mito" de que esse tipo de exercícios seria perigoso ou não traria beneficio algum em relação à saúde.

Muitos estudos hoje comprovam a importância da prática de exercícios resistidos para todos , principalmente para as pessoas mais debilitadas ou pertencentes a grupos especiais como diabéticos , hipertensos , obesos , etc..



Graças a pesquisas mais recentes pode-se dizer que os exercícios resistidos são até mais importantes do que os aeróbicos e que suas adaptações são diretamente ligadas a qualidade de vida e à saúde além de melhorar , por si só , a capacidade aeróbica das pessoas .

Atividades do nosso cotidiano como levantar de uma cadeira , subir escadas ou levantar objetos pesados são atividades de predominância anaeróbica . Estas atividades , a longo prazo , podem "minar" a saúde das pessoas que por causa do desuso tem sua massa muscular atrofiada e poucas células musculares ativas.

Pelos conhecimentos atuais comprova-se que a pratica de exercícios resistidos é o unico meio eficaz para reverter essa situação e que pessoas praticantes passam seu dia com pressão arterial e frequência cardiaca em níveis mais baixos quando comparadas aos não praticantes.

Os sedentários vivem com uma sobrecarga pressórica e articular constante que acaba sendo degenerativa , ao contrário da sobrecarga temporaria sofrida durante os exercícios com pesos , que é facilmente controlada e necessária para conseguirmos as adaptações benéficas esperadas.

O que compromete na verdade a qualidade de vida e a saúde das pessoas são as grandes limitações de força e flexibilidade . Somente através de exercícios resistidos podemos ter essas capacidades em níveis realmente satisfatórios .

Finalizando devo dizer que a musculação apesar de ter a maior importância não deve substituir os exercícios aeróbicos e sim juntar-se a eles. Os exercícios aeróbicos não deixam de ter sua função também muito importante principalmente em relação às adaptações cardiopulmonares . A união dos dois tipos de exercícios e a individualização da atividade é hoje o que se pode oferecer de melhor em busca de saúde.

Comments

Popular posts from this blog

Dicas sobre estrada e preparação para o seu carro para quem quer viajar pelo Brasil

Minha esposa e eu só passamos duas semanas de condução em torno de São Paulo e Rio de janeiro.  Eu pensei que eu iria partilhar algumas das nossas experiências. Optou-se por unidade a nós mesmos, ao invés de incluir as alternativas, porque prevista para ir para um número considerável de  lugares, incluindo áreas não servidas por transporte público.
 Nós já temos experiência anterior de condução na América latina. No entanto  não tinha a intenção de condução em zonas urbanas, exceto para passar através do subúrbio do Rio, em um ponto; nós tínhamos planejado uma viagem para áreas urbanas, não teríamos queriam um carro; para nossos propósitos, entretanto, nunca me arrependi de alugar uma condução própria, afinal, é muito mais fácil de se deslocar. O primeiro passo é conferir se está tudo ok com a documentação no Detran SP. 


Se você quer estar bem preparado para começar a viajar pelo Brasil obtenha um GPS antes de sair por ai. E nunca se esqueça de carregar todos os mapas. As estradas n…

Como conquistar o coração de uma mulher

Há um ditado alemão: "Wer nicht kämpft chapéu schon verloren", que basicamente significa "Quem não luta já perdeu." Portanto, ter coragem e não se aproximar da garota que você ama com um desejo de convidá-la para fora, em seguida, rapidamente para trás no último minuto e fugir. Embora você possa ter medo de que ela vai recusar o seu convite, você nunca vai saber se ela está realmente interessada em você ou não, se você não tomar a coragem de perguntar a ela.
Manter um olho em sua linguagem corporal para que é muito importante. Se você atualizar-se todos os dias em seu interesse em você, você será capaz de dizer se ela gosta de você ou não. Gestos como tocar em pequenas coisas (ex: você disse a ela uma piada engraçada), mantendo um contato visual constante, e mostrando onde você está muito. No entanto, quão audaciosa e óbvia suas ações são dependerá da quantidade de confiança que ela tem em si mesma. Tentativa de ter algum tempo privado com ela, como dar um passeio co…