Skip to main content

Desmistificando a atividade física

Nos dias de hoje todos compreendem a importância da ativadade física para a saúde , tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. Mas será que todos sabem o que fazer? Qual o exercício ideal para esta finalidade?

Até alguns anos atrás pouco se sabia sobre as adaptações fisiológicas adquiridas através do que chamamos de musculação, ou exercícios resistidos e os profissionais da saúde evitavam ao máximo sua prescrição a ponto de criar o "mito" de que esse tipo de exercícios seria perigoso ou não traria beneficio algum em relação à saúde.

Muitos estudos hoje comprovam a importância da prática de exercícios resistidos para todos , principalmente para as pessoas mais debilitadas ou pertencentes a grupos especiais como diabéticos , hipertensos , obesos , etc..



Graças a pesquisas mais recentes pode-se dizer que os exercícios resistidos são até mais importantes do que os aeróbicos e que suas adaptações são diretamente ligadas a qualidade de vida e à saúde além de melhorar , por si só , a capacidade aeróbica das pessoas .

Atividades do nosso cotidiano como levantar de uma cadeira , subir escadas ou levantar objetos pesados são atividades de predominância anaeróbica . Estas atividades , a longo prazo , podem "minar" a saúde das pessoas que por causa do desuso tem sua massa muscular atrofiada e poucas células musculares ativas.

Pelos conhecimentos atuais comprova-se que a pratica de exercícios resistidos é o unico meio eficaz para reverter essa situação e que pessoas praticantes passam seu dia com pressão arterial e frequência cardiaca em níveis mais baixos quando comparadas aos não praticantes.

Os sedentários vivem com uma sobrecarga pressórica e articular constante que acaba sendo degenerativa , ao contrário da sobrecarga temporaria sofrida durante os exercícios com pesos , que é facilmente controlada e necessária para conseguirmos as adaptações benéficas esperadas.

O que compromete na verdade a qualidade de vida e a saúde das pessoas são as grandes limitações de força e flexibilidade . Somente através de exercícios resistidos podemos ter essas capacidades em níveis realmente satisfatórios .

Finalizando devo dizer que a musculação apesar de ter a maior importância não deve substituir os exercícios aeróbicos e sim juntar-se a eles. Os exercícios aeróbicos não deixam de ter sua função também muito importante principalmente em relação às adaptações cardiopulmonares . A união dos dois tipos de exercícios e a individualização da atividade é hoje o que se pode oferecer de melhor em busca de saúde.

Comments

Popular posts from this blog

Como ganhar peso

A perda de peso é um problema sério nos Estados Unidos e aqui no Brasil. Os consumidores vêem constantemente anúncios e reportagens sobre as dietas da moda, produtos chamativos e pílulas mágicas que prometem ajudá-los a perder peso. Dado que a "batalha da protuberância" em curso é frontal e central para muitas pessoas, sendo muito fina pode parecer um bom problema para se ter. Mas a realidade é que estar abaixo do peso pode causar problemas de saúde. Caminho para a melhoria de bem-estar A gordura tem uma má reputação para levar as pessoas a ter excesso de peso e obesos. No entanto, nem toda a gordura é ruim. De fato, quebrar e armazenamento de energia (calorias) como a gordura é boa. É apenas uma das muitas maneiras que o corpo usa o alimento para a função, curar e crescer. energia armazenada de gordura ajuda a obter através de um trabalho extenuante ou treino. Ela desempenha um papel chave no desenvolvimento do cérebro, e na prevenção da inflamação (edema) e a formação de …

Como Perder Barriga

Como perder barriga é a preocupação de muitas pessoas que começam a notar uma saliência que não existia na parte abdominal. Muitas vezes, isso passa desapercebido, até que um médico lhe chama a atenção sobre os perigos de estar acima do peso. Ou, quem sabe, uma situação como casamento pode lhe fazer acordar e perceber a situação.

Para que você possa saber como perder barriga de uma forma eficiente, separamos algumas dicas que podem ser bem úteis. Veja!

1. Beba Muita Água
A primeira dica para perder barriga é tomar muita água. Essa é uma das principais receitas para eliminar o peso extra. Além disso, você estará ajudando outros órgãos do seu corpo a funcionarem melhore.

E não se esqueça de manter essa rotina de beber muita água no inverno. Sabemos que é comum não sentir sede durante o frio, porém, você não pode condicionar a água ao calor. Beba água durante todas as estações do ano.

Dois litros de água por dia é o ideal para remover gorduras e eliminar as toxinas – além, é claro, para …