Skip to main content

Business Intelligence - Como funciona, como aplicar na prática.

O termo"Inteligência de Negócios", ou inteligência de negócios, refere-se ao uso de dados em uma empresa, para facilitar a tomada de decisão. É um conjunto de estratégias e ferramentas focada na análise de dados de uma empresa usando-a .
Todas as empresas podem recolher dados, os dados relativos a vendas, compras, investimentos, às vezes. Milhares de dados e variáveis pode ser estudado e usado para fazer novas estratégias, a compreensão das forças próprias, e, claro, as fraquezas.
Em termos gerais, a Inteligência de Negócios é extrair os dados da empresa a partir de diferentes fontes, utilizando as ferramentas e técnicas de ELT (extração, transformação e carga), ou atualmente ETL (extração, transformação e carga) e, em seguida, carregá-lo em um armazém de dados. Toda esta análise deve permitir-lhe aumentar o nível de recursos financeiros, administrativos e de tomada de decisões .

Ferramentas e soluções de Business Intelligence


Em termos de metodologias e ferramentas de Inteligência de Negócios, têm algumas características comuns:
  • Acessibilidade às informações. Sem informação, sem dados, não há nada para estudar. Estas ferramentas e técnicas como garantir que o acesso aos dados pelos usuários.
  • Apoio na tomada de decisões. Acesso a ferramentas de análise que permitem aos usuários selecionar e manipular os dados que lhes interessam.
  • Orientação para o usuário final. Olhando para a independência entre o conhecimento técnico dos usuários e a sua capacidade para utilizar essas ferramentas.
  • As soluções de Business Intelligence podem ser classificados em dois grupos:
    • Relatórios:
      • Relatórios pré-definidos
      • Relatórios personalizados
      • Consulta ("Query")/Cubos OLAP (On-line Analytic Processing).
      • Alertas
      • Análise:
        • Análise estatística
        • Previsão ("Previsão")
        • Modelagem preditiva ou de Mineração de dados ("Data Mining")
        • Otimização
    Em resumo, podemos dizer que a Inteligência de Negócios é sobre as pessoas que usam a tecnologia para tomar decisões. E graças à tecnologia, hoje podemos ter um monte de dados confiáveis sobre a empresa, de vendas, de produção, através de custos de combustível, quilômetros percorridos, o gasto de energia, e uma longa lista de variáveis, o que nos permite analisar alguns fatos observados, para avaliar o que poderia ser melhorado, alterado, modificado, para obter uma melhoria substancial.
    É verdade que as tradicionais soluções de Business Intelligence são difíceis de implementar, manter, evoluir e usar, mas não em vão, os avanços da tecnologia e estamos a automatização de muitos processos, e investir nesta tecnologia (software e hardware), para melhorar os processos. Vamos colocar alguns exemplos. Podemos confiar em que um operador, a entrega de encomendas, todos os dias, para levar-nos a sua rota e de quilómetros percorridos, para verificar a sua veracidade com o contador do veículo e a gasolina consumida, e inserir os dados em um banco de dados. Ou usando o GPS e o software, podemos fazer o banco de dados de assumir automaticamente o real de viagem do veículo, distância percorrida, consumo médio, e tudo será calculada de forma automática. Este gesto reduz o tempo de coleta de dados. O mesmo poderia ser aplicado ao tempo de trabalho produtivo realizado, listas de tarefas concluídas em cada mês, etc.
    Podemos dizer que seria a mover-se para todas as seções da empresa, algo que os departamentos de finanças, têm vindo a fazer com o dinheiro de toda a vida. , e vai servir para fazer previsões económicas a médio ou longo prazo, e tomar decisões em todas as áreas. Claro, esses dados são muito úteis também , que nos permitem fazer uma série de melhorias nos processos de produção.

    Gestão de Inteligência de Negócios

    Existem muitos programas de software de Business Intelligence. Há aqueles que usam o Excel e fazer tudo manual, outros, ainda, utilizado o calendário do Outlook para recolher as tarefas executadas, em vez de para as tarefas que estão para vir. E, em seguida, há a programas específicos, como eles poderiam ser"Bingo de Inteligência", ou"a MicroStrategy', que são os gerentes de informações para posterior análise, ou mais ferramentas especializadas para medir as variáveis muito mais específicos. Existem centenas de programas para Inteligência de Negócios, e muitas maneiras de usá-los, mas sempre dependem os dados inseridos são de confiança, e a posterior análise dos mesmos.
    Então, em resumo, de inteligência de negócios nada mais é do que a evolução lógica da análise que anteriormente eram feitas em todas as empresas de um modo manual e está limitada aos custos e benefícios, mas descobrir todos os detalhes da empresa, não importa o quão insignificante podemos parecer. Por causa de dez centavos de poupança (directa ou indirecta) em um produto que vai vender um milhão de unidades, o que representa dez mil euros a mais do que o benefício. Se somarmos todas as variáveis que podem ser corrigidos, que benefício, a longo prazo, pode significar o sucesso da empresa.

Comments

Popular posts from this blog

Porque brasileiras são as melhores

Eu sou tão suspeito para falar sobre isso, mas posso te dizer uma coisa: Não há mulher como a brasileira. Você pode estar se perguntando, mas não há nenhum homem vivo que não ama uma menina brasileira. Às vezes nós simplesmente não podemos parar de sonhar com eles, desculpe senhoras você não pode nos culpar. Eu sei que a maioria dos caras vai concordar com isso e sei que algumas mulheres vão falar "lá vão eles de novo". Ei, senhoras, nós também te amamos, mas não podemos deixar de fantasiar sobre essas garotas brasileiras e deixe-me te dar as melhores razões para namorar uma brasileira. Que homem não foi surpreendido pela beleza exótica das mulheres brasileiras? Abençoado com lustroso cabelo, olhos escuros e pele a cor do mel mulheres brasileiras são, sem dúvida, algumas das mais belas do mundo. E o que é mais surpreendente é que aqui eles não estão conscientes ou envergonhados sobre o fato. Aqui as mulheres estão confiantes sobre seus olhares e corpos e se você gosta do qu…

Tecnologia e Educação

Estamos em uma época moderna, onde a tecnologia está intrínseca no nosso dia. Nosso hábito fez com que nossa vida online e off-line se fundissem. É praticamente impossível separar a vida real do que acontece na web e é mais difícil ainda deixar esses hábitos de lado. Há um tempo atrás, tentavam impedir a tecnologia dentro das salas de aula, pois era considerada uma forma de distração. Celulares, notebooks e jogos foram proibidos por um bom tempo. Hoje em dia todos eles tornaram-se até mesmo ferramenta de trabalho e estudo.
Existem professores que usam aplicativos em meio de salas de aulas com seus alunos. Um bom exemplo disso são questionários que deverão ser respondidos por eles. Grupos de whatsapp servem como envio de arquivos e trocas de informações de trabalho e integrantes de um grupo de estudos. As pesquisas não são mais feitas em bibliotecas, mas sim nos tablets, notebooks através de site de buscas. Além disso, trabalhos e documentos quase não são mais impressos, mas sim entre…

Barrinha de Cereal é saudável?

A busca pela saúde perfeita e o bem estar físico vem cada vez mais preocupando os brasileiros. Estes, buscando alternativas para alimentos, encontram diversas receitas e alimentos pré-preparados. Mas será que os snacks também valem? Barra de Cereal As barrinhas de cereal são muitas vezes escolhidas pela praticidade e pela ilusão de saúde, já que oferecem uma grande quantidade de fibras. Entretanto, é preciso prestar mais atenção ao produto antes de adquiri-lo. Isso porque muitas barrinhas “saudáveis” acabam sendo saudáveis apenas no nome. Claro, grande parte das marcas à venda são ricas em fibras e eliminam o açúcar e as gorduras trans de sua composição, porém, existem as embalagens que trazem escondidas uma grande quantidade desses elementos “inimigos” da vida saudável.
Barrinha de Cereal com Chocolate Você sabia que vale mais a pena comer uma barra de chocolate do que a dita barrinha “saudável” com chocolate? Pois é! É uma afirmação da nutricionista Thália de Paula, que diz:

"…