Skip to main content

Palavras gregas que fazem parte do cotidiano e seus significados

Com mais de 150.000 palavras gregas usadas nas línguas derivadas do latim (como é o caso do português),  poderia ser uma lista imensa. Mas aqui segue as 10 palavas mais populares! Essas bastarão para te mostrar como a língua grega ainda é imortal nos idiomas modernos e como, mesmo com o passar do tempo, o significado das coisas tende a demorar muito para mudar - e as vezes nem mudam, são somente ressignificados.



1. Acrobata


Da palavra akri (άκρη, "ponta" ou "borda") e do verbo vaino (βαίνω, "andar"), um acrobata é alguém que anda na borda, quase em Ponta.

2. Cemiterio


Levei algum tempo a perceber que esta palavra vem do grego. Um monte de palavras de disfarçar-se como Antigo francês ou latim, mas o cemitério na verdade vem da palavra koimame (κοιμάμαι, "dormir"), que é também a raiz da palavra grega koimitirion (κοιμητήριο, "dormitório"). Um cemitério é um dormitório para os mortos!

3. Cinismo


O cinismo vem dos cínicos, uma escola de antigos filósofos gregos. Mas o nome provavelmente deriva de um ginásio público chamado Cinosarges (cão branco ou cão veloz, de acordo com outros), onde um dos alunos de Sócrates ensinou. De acordo com um mito, os atenienses estavam no meio de fazer uma oferta a Héracles quando um cão pegou o animal e depositou-o perto do local onde o ginásio foi construído mais tarde.

4. Democracia


A palavra favorita de todos, democracia — de demos (δήμος, "povo") e kratos (κράτος, "poder") — é simplesmente colocada: poder para o povo!

5. Dinossauro


Qual é a primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas num dinossauro? De acordo com o grego, um dinossauro é um mau lagarto de de deinos (δεινός, "terrível") e savra (σαύρα, "lagarto").

6. Europa


De acordo com a mitologia grega, a Europa era uma princesa mitológica, com grandes e belos olhos de evrys (ευρύς, "largo") e ops (ωψ, "olho"). Zeus apaixonou-se por ela e, para se aproximar dela, transformou-se num touro branco. A Europa sentou-se no touro e foi levada numa viagem distante para o que é hoje a Europa. Se acabou de regressar da Grécia, poderá ter esta pequena mitologia algures na sua carteira, como a história da Europa e o touro estão representados na moeda grega de 2 euros.

7. Galaxia


Galaxy, A. K. A. Via Láctea, vem da palavra grega para leite, gala (γάλα). De acordo com a mitologia grega, a Via Láctea foi criada por Héracles Bebê, Filho de Zeus, quando ele tentou mamar no leite de sua madrasta enquanto ela dormia. Quando Hera acordou para descobrir que estava amamentando uma criança que não era sua, ela empurrou a criança para longe, fazendo com que o leite jorrasse para o universo.

8. Hermafrodita


Outro dos antigos gregos loucos, Hermafrodita era o filho dos deuses Hermes e Afrodite. Como o homem mais bonito da palavra, ele se tornou objeto de afeto da ninfa Salmacis que orou aos deuses para que permanecessem juntos para sempre. Os deuses ouviram a sua oração e juntaram-se aos dois num só corpo.

9. Maratona


Uma maratona é um trilho de longa distância e há milhares de maratonas acontecendo todos os anos em todo o mundo. Oficialmente, uma maratona é de 42,1 km (ou 26,1 milhas) de comprimento, em um aceno à distância real entre as cidades de Maratona e Atenas. A lenda conta que em 490 a. C. Phidippides correu todo o caminho para Atenas a partir de um campo de batalha em Maratona para anunciar ao mundo que os persas tinham sido derrotados na batalha de maratona. Depois de seu anúncio vitorioso, ele entrou em colapso e morreu. Em 2010, a Grécia celebrou o jubileu de 2.500 anos da batalha com, o que mais? Maratona.

10. Marmelada


Embora os dicionários lhe digam que a palavra vem do Português, ela, na verdade, vem das palavras gregas meli (μέλι, "mel") e milo (μήλο, "maçã") ou maçã doce/fruta. Outra fonte diz que os gregos antigos gostavam de cozinhar marmelos, que são conhecidos em português como marmelos, com mel.

Já deu conta de perceber como a língua grega é super influente ainda na contemporaneidade? Deixe nos comentários mais palavras gregas e seus significados! Vamos aumentar essa lista...

Comments

Popular posts from this blog

Em que casos é bom mover um crédito de um banco para outro?

Você tem um empréstimo vigente e se você perguntar movê-lo para outro banco? O certo, é que são muitas as pessoas que cruzam esta possibilidade e se perguntam se é possível mover um empréstimo de um banco para outro. Mas o que há de verdade nisso? O certo é que sim, é possível mudar um empréstimo pessoal para outra entidade. Não é possível alterar apenas os empréstimos hipotecários, mas também existe a possibilidade de alterar os empréstimos pessoais de banco. Em que casos é bom mover um crédito de um banco para outro? Pode ocorrer que um cliente contrate um empréstimo pessoal e que outra instituição financeira que lhe ofereça melhores condições. Nesse caso, é melhor mudar? Se você quer organizar despesas para assim economizar dinheiro, claro que pode ser uma boa oportunidade. Claro que o câmbio não é gratuito, mas tem um custo para o devedor. Cada entidade oferece condições diferentes e comissões, pelo que terá de dar contas a ver se, em conjunto, se vale a pena mudar o cré

5 empresas internacionais com oportunidades de trabalho remoto no Brasil em 2020

Depois do Coronavírus ter um trabalho remoto se tornou um luxo do trabalhador. O problema é encontrar quais foram as empresas que se adaptaram ao novo sistema de trabalho, visto que muitas ainda estão preferindo a mão de obra freelancer influenciados pela pejotização permitida pela flexibilização das leis trabalhistas em 2018. Entre as empresas que estão contratando para homeoffice a maior parte das oportunidades são vagas em São Paulo , visto que é a cidade com mais casos confirmados do Brasil e, ao mesmo tempo, a que concentra a maior parte das companhias de grande porte. Entre as oportundiades destacam-se as internacionais, visto que possuem um aparato de trabalho mais desenvolvido pra o trabalho homeoffice: 1. Yelp Com sede em São Francisco, Califórnia, Yelp ajuda as pessoas a se conectar com empresas locais em comunidades em todo o mundo. Yelp fornece opiniões e recomendações de Usuários de Top shopping, Restaurantes, Serviços, Entretenimento e muito mais para locais em todo

Cartões de Crédito internacionais do Banco Santander - Qual vale mais a pena?

Os cartões de crédito do Banco Santander oferecem benefícios, promoções, descontos, seguros e proteção ao consumidor. Em seguida mostramos-lhe toda a informação sobre cartões de crédito que lhe oferece os cartões do Santander.   Cartões de crédito do Banco Santander O Banco Santander oferece uma grande variedade de cartões de crédito para atender a diferentes necessidades, proporcionando compras no cartão de crédito dentro e fora do país:  Cartões de crédito do Banco Santander Free O Cartão de Crédito Free do Banco Santander oferece: Acumula 1 ponto para cada r $100 em compras nacionais com o seu Cartão de Crédito e 5 pontos  por cada dólar em compras internacionais com Cartão de Crédito. Aceda ao catálogo de produtos, experiências, gift card, cupons e muitas novidades. Renda mínima de us $400.000. Cartões de crédito do Banco Santander: Santander Life O Cartão de Crédito Santander Life tem as seguintes características: Acesso ao Programa de Reconhecimen