Skip to main content

Palavras gregas que fazem parte do cotidiano e seus significados

Com mais de 150.000 palavras gregas usadas nas línguas derivadas do latim (como é o caso do português),  poderia ser uma lista imensa. Mas aqui segue as 10 palavas mais populares! Essas bastarão para te mostrar como a língua grega ainda é imortal nos idiomas modernos e como, mesmo com o passar do tempo, o significado das coisas tende a demorar muito para mudar - e as vezes nem mudam, são somente ressignificados.



1. Acrobata


Da palavra akri (άκρη, "ponta" ou "borda") e do verbo vaino (βαίνω, "andar"), um acrobata é alguém que anda na borda, quase em Ponta.

2. Cemiterio


Levei algum tempo a perceber que esta palavra vem do grego. Um monte de palavras de disfarçar-se como Antigo francês ou latim, mas o cemitério na verdade vem da palavra koimame (κοιμάμαι, "dormir"), que é também a raiz da palavra grega koimitirion (κοιμητήριο, "dormitório"). Um cemitério é um dormitório para os mortos!

3. Cinismo


O cinismo vem dos cínicos, uma escola de antigos filósofos gregos. Mas o nome provavelmente deriva de um ginásio público chamado Cinosarges (cão branco ou cão veloz, de acordo com outros), onde um dos alunos de Sócrates ensinou. De acordo com um mito, os atenienses estavam no meio de fazer uma oferta a Héracles quando um cão pegou o animal e depositou-o perto do local onde o ginásio foi construído mais tarde.

4. Democracia


A palavra favorita de todos, democracia — de demos (δήμος, "povo") e kratos (κράτος, "poder") — é simplesmente colocada: poder para o povo!

5. Dinossauro


Qual é a primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas num dinossauro? De acordo com o grego, um dinossauro é um mau lagarto de de deinos (δεινός, "terrível") e savra (σαύρα, "lagarto").

6. Europa


De acordo com a mitologia grega, a Europa era uma princesa mitológica, com grandes e belos olhos de evrys (ευρύς, "largo") e ops (ωψ, "olho"). Zeus apaixonou-se por ela e, para se aproximar dela, transformou-se num touro branco. A Europa sentou-se no touro e foi levada numa viagem distante para o que é hoje a Europa. Se acabou de regressar da Grécia, poderá ter esta pequena mitologia algures na sua carteira, como a história da Europa e o touro estão representados na moeda grega de 2 euros.

7. Galaxia


Galaxy, A. K. A. Via Láctea, vem da palavra grega para leite, gala (γάλα). De acordo com a mitologia grega, a Via Láctea foi criada por Héracles Bebê, Filho de Zeus, quando ele tentou mamar no leite de sua madrasta enquanto ela dormia. Quando Hera acordou para descobrir que estava amamentando uma criança que não era sua, ela empurrou a criança para longe, fazendo com que o leite jorrasse para o universo.

8. Hermafrodita


Outro dos antigos gregos loucos, Hermafrodita era o filho dos deuses Hermes e Afrodite. Como o homem mais bonito da palavra, ele se tornou objeto de afeto da ninfa Salmacis que orou aos deuses para que permanecessem juntos para sempre. Os deuses ouviram a sua oração e juntaram-se aos dois num só corpo.

9. Maratona


Uma maratona é um trilho de longa distância e há milhares de maratonas acontecendo todos os anos em todo o mundo. Oficialmente, uma maratona é de 42,1 km (ou 26,1 milhas) de comprimento, em um aceno à distância real entre as cidades de Maratona e Atenas. A lenda conta que em 490 a. C. Phidippides correu todo o caminho para Atenas a partir de um campo de batalha em Maratona para anunciar ao mundo que os persas tinham sido derrotados na batalha de maratona. Depois de seu anúncio vitorioso, ele entrou em colapso e morreu. Em 2010, a Grécia celebrou o jubileu de 2.500 anos da batalha com, o que mais? Maratona.

10. Marmelada


Embora os dicionários lhe digam que a palavra vem do Português, ela, na verdade, vem das palavras gregas meli (μέλι, "mel") e milo (μήλο, "maçã") ou maçã doce/fruta. Outra fonte diz que os gregos antigos gostavam de cozinhar marmelos, que são conhecidos em português como marmelos, com mel.

Já deu conta de perceber como a língua grega é super influente ainda na contemporaneidade? Deixe nos comentários mais palavras gregas e seus significados! Vamos aumentar essa lista...

Comments

Popular posts from this blog

Sonhar com dente: como isso pode influenciar na sua vida?

Qual é o sonho mais difundido entre as pessoas? Qual foi o sonho mais estranho que tiveste durante a noite? Qual foi o sonho maishorrível, horrível e horrível que já tiveste na tua vida? Quais são os sonhos mais assustadores? Quais são os sonhos que são lembrados e estão acontecendo com muita frequência? Sonhei que um dente partia.  Quando é que um punhal sonhador cai sobre uma pessoa que sabemos que pode morrer na rua real? Claro que não. Os dentes de sonhadores estão muito difundidos. Sonhando em Partir um dente ou sonhando em perder seus dentes ou até mesmo sonhando que seus dentes quebram. Quantas vezes este sonho se tornou realidade que pode ser muito assustador? 
Mas o que está escondido por trás desses sonhos? Um dente bonito, rechonchudo ou preto é quebrado ao meio no sonho, e nós imediatamente acordamos com um coração que luta rápido por medo. Sonhando com os dentes de outra pessoa caindo ou dentes caindo de sua boca com tanto sangue.  Sonhando em perder dentes na frente e a…

Sonhar com dente podre: o que isso significa?

No que diz respeito aos sonhos, sonhar com dentes a cair é facilmente um dos mais esquisitos. Talvez seja um dente, talvez seja uma fila inteira -- de qualquer maneira, é uma sensação muito desconcertante. Você acorda e rapidamente passa sua língua por cima de suas gengivas para se certificar de que seus dentes, de fato, ainda estão intactos. Embora perturbador, esta imagem pode oferecer uma visão valiosa para os hábitos, limitações e personalidade de cada um. Sonhos sobre dentes caindo podem indicar muitas coisas.
Isso poderia significar que a capacidade do sonhador de avaliar experiências emocionais estava sendo interferida. Sei sugere que o tipo de dentes caindo também é imperativo para interpretação de sonho. É ouro ou prata? Quanto mais valioso o dente, mais problemático é o problema. Um "dente de ouro caindo pode ser algum reflexo de que o caminho da vida estava sendo desviado — um reflexo de quem não cumpre o seu destino, no sentido de que uma pessoa é destinada a cumprir…

Retirar do mercado os medicamentos para a esclerose múltipla e epilepsia

Autoridades do governo na Argentina, através de seus representantes na Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT), anunciou que, após a avaliação aplicada registro nacional de medicamentos, foi possível identificar uma série de produtos que, devido à falta de autorização para a sua utilização no paciente, foram retirados do mercado.
Resolução 2722/2018 do SLT Com isso em mente e, tendo como base as informações depositadas em uma publicadas pelo a cadeia de notícias do diário A Nação, foi o Secretariado Técnico e Jurídico (SLT) do governo argentino para ficar encarregado da notificação caminho para o estabelecimento do poder de veto-o uso comercial, distribuição e marketing de um remédio utilizado para o tratamento de esclerose múltipla: COPAXONE 40 mg/ml de Acetato de Glatiramer 40 mg por 12 preenchida seringas, muito C42234; vto 04/2018.
Que venha as performances dos VIU por que a Direção da Vigilância dos Produtos de Saúde (DVS), informou que a dat…